Parque São Lourenço recebe espaço de lazer inclusivo para crianças.

A cidade de Curitiba recebeu mais um novo espaço inclusivo. Na última sexta-feira, 24, o vereador Felipe Braga Côrtes esteve na inauguração do espaço Roda Inclusiva no Parque São Lourenço que conta com diversos brinquedos adaptados para crianças com deficiência compartilharem de momentos de lazer e diversão. Uma ação que se tornou referência após os esforços investidos por uma mãe idealizadora do projeto Lazer, Inclusão e Acessibilidade – Projeto LIA -Shirley Ordônio.

Em 2014, Shirley procurou o vereador Felipe com o objetivo de ganhar apoio parlamentar na entrega de propostas de lazer inclusivo na cidade e, certo da importância e necessidade de adotar medidas inclusivas, o parlamentar colocou a mãe em contato com o setor público. Os primeiros brinquedos adaptados foram implantados no Passeio Público por meio de uma ação do Rotary Club que, após conhecer o Projeto LIA, investiu os recursos para a execução da obra.

A Praça Eisenhouwer, no Jardim Social, inaugurou no mês passado os primeiros brinquedos em praça pública da capital, com emenda parlamentar destinada por Braga Côrtes e, ainda este ano, a Praça Oswaldo Cruz também irá receber os brinquedos com recursos destinados pelo parlamentar. Além das emendas destinadas para a implantação de brinquedos adaptados, o vereador Felipe Braga Côrtes apresentou um projeto de Lei, ainda em trâmite na Câmara Municipal, para tornar obrigatória a implantação de brinquedos adaptados nos parques e praças públicas de Curitiba.

” Todo o mérito é da Shirley, que foi guerreira e montou um projeto totalmente viável e necessário para a cidade. Apenas cumpri com o meu papel  em buscar os esforços para tornar real e executável os anseios destas famílias, que até hoje não tinham um espaço inclusivo para os seus filhos”, conta Braga Côrtes ao afirmar que o próximo passo é buscar recursos para implantação destes equipamentos nas Escolas Especiais Municipais.