Criador do FUTSAC lança livro sobre o nascimento do esporte

O vereador Felipe Braga Côrtes compareceu, nesta terça-feira (28), ao lançamento do livro “Nascimento de Um Esporte”, de autoria do criador do esporte futsac, Marcos Juliano Ofenbock, que aconteceu no Clube Curitibano, no bairro água verde. No livro, é relatado todo o processo da criação do esporte e envolvimento do vereador no progresso do esporte no país.

O primeiro contato do vereador Felipe Braga Côrtes com o futsac foi em 2008, quando Ofenbock foi aos gabinetes da Câmara Municipal apresentar o esporte para os vereadores. Deste então, o parlamentar tem realizado trabalhos em conjunto com a comunidade e órgãos públicos para incluir a modalidade no cotidiano dos curitibanos.

Em 2010, após reuniões com as secretarias do Esporte e Meio Ambiente, o vereador conseguiu, por meio de emenda parlamentar, a implantação das primeiras quadras de futsac de Curitiba, ao lado das quadras de peteca no Parque Barigui. No mesmo ano, a modalidade foi incluída no programa Comunidade Escola em oito Escolas Municipais da capital, graças a uma emenda realizada por Felipe. Dois anos depois, a Federação Paranaense de Futsac foi reconhecida como Utilidade Pública pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba.

Mais recentemente, em dezembro do ano passado, Braga Côrtes teve seu projeto de lei (005.00152.2015), que oficializa o futsac como esporte criado em Curitiba, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Curitiba. “Ainda falta muito, mas este será um passo gigante na conquista do reconhecimento que a prática merece”, defendeu o parlamentar, na ocasião. A lei (14.784) foi sancionada pelo prefeito Gustavo Fruet em janeiro deste ano.